
DOM VICENTE, O APÓSTOLO DA AÇÃO SOCIAL
CENTENÁRIO DE DOM VICENTE DE PAULO ARAÚJO MATOS
No ano dedicado ao protagonismo dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, a Diocese de Crato tem a grata missão de recordar os cem anos do Bispo que impulsionou a responsabilidade social e política dessa pequena porção do povo de Deus, no período marcado por todo um contexto.
Um ano antes da Composição do Concílio Vaticano II, que trouxe reflexões sobre os pobres e o papel da imprensa, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos fora eleito pastor diocesano de Crato, seis anos depois de ter assumido a função de Bispo Auxiliar de Dom Francisco de Assis Pires. Àquela época, o país estava prestes a enfrentar o momento mais difícil de sua história - a Ditadura Militar – e o mundo vivia as tensões da Guerra Fria.
Com a discrição que lhe era característica e muita inspiração divina, Dom Vicente empreendeu projetos voltados, principalmente, para a promoção humana, como as “Escolas Radiofônicas”, no combate ao analfabetismo, e de “Líderes Rurais”, com sindicados e cooperativas, o que lhe rendeu o carinhoso título: “O Bispo da Ação Social”. E fez história com o seu comportamento e suas ideias visionárias. Pregava que “a situação de miséria em que vive a grande massa de nossos irmãos não é só o grito lancinante de um povo esmagado pela injustiça social”, mas “um obstáculo tremendo para a salvação das almas”.
Dom Vicente nasceu em onze de junho de 1918, em Itapajé, Ceará. É para ele que dedicamos esse webdocumentário.
Lema Episcopal: VICENTI DABO MANNA
(Ao vencedor darei o maná)
GALERIAS
DA INFÂNCIA AO EPISCOPADO

































